O #secuidaSC está voltado à promoção da saúde. O principal objetivo é estimular a adoção de hábitos como a alimentação saudável, a prática da atividade física, a redução do consumo de álcool e a cessação do tabagismo, de forma a prevenir a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

O movimento #secuidaSC engloba a realização de diversas ações de promoção da saúde, como o compartilhamento de mensagens alusivas aos fatores de risco e proteção, divulgação de matérias a respeito das DCNTs junto à imprensa e a realização de eventos públicos para mobilizar a comunidade, como forma de conscientização a respeito da importância da adoção de hábitos saudáveis.

Promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), o movimento e conta com o apoio de diversas instituições. Dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos para o movimento #secuidaSC.

A primeira edição aconteceu em 2016, em Florianópolis, durante os meses de outubro e de novembro, somando-se às campanhas de prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa e câncer de próstata, Novembro Azul.

Em 2017, o movimento foi descentralizado para atingir outras regiões do estado. As Gerências Regionais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde de Palhoça, Itajaí, Tubarão e Lages aderiram ao movimento. Com o apoio de diversas instituições locais, esses municípios realizarão eventos simultâneos no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Clique na imagem e veja a apresentação